Pr. João Soares da Fonseca

Pai ANTIPÁTICO

Há, desde 1989, um conjunto musical secular com um nome engraçado: “Só pra contrariar”. Sempre me lembro deles quando leio na Bíblia a seguinte frase: “Seu pai nunca o havia contrariado, dizendo: Por que fizeste assim?” (1Reis 1.6). Essa Frase faz parte da biografia de um rapaz chamado Adonias.

Príncipe em Israel, Adonias era filho do famoso rei Davi. Nessa condição, morava num palácio, comia à mesa mais farta do reino, tinha muitas empregadas para cuidarem dele (babá, cozinheira, lavadeira, passadeira, faxineira, dentre outras), sendo certamente educado pelos melhores mestres. Com uma boa vida dessas, Adonias devia ser invejado pelas pessoas comuns. O futuro dele parecia risonho, e posso apostar que muitas mocinhas de Israel ficavam loucas só em pensar que um dia poderiam se casar com ele. Mas Adonias era infeliz e não sabia. Por quê? Porque “nunca seu pai o tinha contrariado”. Tudo o que Adonias queria fazer, o pai deixava: tipo, comer à hora que quisesse, sair com amigos estranhos e só voltar de madrugada, ficar dormindo até o meio-dia no sábado, proferir um palavrãozinho que o rei-pai considerasse inofensivo, namorar mesmo sem amor, numa atitude de usar as pessoas… O pai permanecia calado, como se apoiasse o filho em tudo, fingindo não ver nada. Agia corretamente?

Davi foi um bom rei, mas em termos de família, por não disciplinar os filhos, foi um zero à esquerda. Ele não podia ter deixado o menino Adonias fazer o que bem entendesse. Pode parecer, à primeira vista, que um pai que deixa o filho ou filha fazer o que quiser seja o pai ideal. Mais tarde, um irmão de Adonias escreverá: “A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Provérbios 29.15). Adonias envergonhou sua mãe, seu pai, seus irmãos… E isso teria sido evitado, se o seu pai o tivesse “contrariado”. Seja um pai bíblico: diga não, quando precisar dizer não. Feliz Dia dos Pais!

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ