Pr. João Soares da Fonseca

De Mãe para Filho

Os poetas se derramam em elogios à figura da mãe. E o fazem com toda a razão. Como o fez o mineiro Carlos Drummond de Andrade em Para Sempre:

Fosse eu Rei do Mundo,

baixava uma lei:

Mãe não morre nunca,

mãe ficará sempre

junto de seu filho

e ele, velho embora,

será pequenino

feito grão de milho.

Ou como fez o gaúcho Mário Quintana, no poema “Mãe”: “Três letrinhas, nada mais… / E nelas cabe o infinito”.

De fato, tudo o que puder ser dito em exaltação da maternidade será pouco. Paulo não era poeta; era pastor. Mas ainda assim, em poucas linhas também ele elogia a maternidade. Escrevendo a Timóteo, seu “filho na fé” (1Timóteo 1.2), anotou: “Evoco a lembrança da fé sem hipocrisia que há em ti, a mesma que habitou primeiramente em tua avó Loide, e em tua mãe Eunice e que, estou convencido, reside também em ti” (2Timóteo 1.5, Bíblia de Jerusalém).

Paulo elogia, em primeiro lugar, a fé que havia em Timóteo. Fé em qualquer coisa? Em qualquer doutrina? Não. A fé que habitava o coração de Timóteo era a fé “em Cristo”, a fé salvadora de que nos fala o Novo Testamento inteiro.

Além de elogiar a fé, Paulo acrescenta a ela uma caraterística que não pode faltar à fé, que é a sinceridade. “Fé sem hipocrisia”, escreveu ele. A tarefa de transmitir a fé aos filhos é privilégio de mãe, porque os filhos veem hipocrisia na igreja, na escola, nas amizades deles, mas não em sua mãe. Toda mãe cristã é, por isso, um instrumento precioso nas mãos de Deus para a salvação e a edificação da vida cristã de seus filhos.

Em último lugar, Paulo elogia a transmissão que, na família de Timóteo, não se interrompeu: começou com a avó Lóide. Avô e avó podem ser uma bênção na salvação dos netos, pois como diz o povo os avós são pais com açúcar. Lóide foi fiel em transmitir o evangelho à sua filha Eunice. Esta, por sua vez, impactou a vida do filho Timóteo. Grandes avivamentos começaram dentro de casa e dali saíram para sacudir o mundo.

Que o Senhor use você, mãe, para apresentar aos seus filhos a pessoa de Jesus! Parabéns pelo Dia das Mães!

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: