Pr. João Soares da Fonseca

Quantos anos você tem? Cora Coralina (1889-1985) foi poetisa e contista goiana. Das melhores. Seu nome figura entre as figuras mais líricas da literatura brasileira. Mas quando seu primeiro livro foi publicado, Cora já contava quase 76 anos de idade.

Será que idade avançada é obstáculo a que alguém sirva a Deus? Será que o Senhor prefere jovens para liderar a sua obra? De fato, todos os discípulos de Jesus tinham menos de 40 anos. O próprio Senhor morreu aos 33. Mas isso não significa que Deus feche a porta aos da hoje chamada Terceira Idade. Uma prova disso é a chamada de Moisés.

Cuidando das ovelhas do sogro, Moisés ouve a chamada de Deus que o comissiona: ir ao Egito, falar ao faraó e libertar Israel. Deus chamou Moisés para firmar com ele uma parceria. Qual era a idade do velho pastor de Midiã? Como se fora um diário escrito na terceira pessoa, o autobiografado registra: “Moisés tinha oitenta anos, e Arão, oitenta e três, quando foram falar com o faraó” (Êxodo 7.7). Quem disse que idade é problema?

Aliás, alguém já disse que quando Deus chama uma pessoa, jamais lhe pergunta: Quantos anos você tem? Porque para ele, velhice não é defeito. Basta lembrar que “Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do dilúvio vieram sobre a terra” (Gênesis 7.6).

Quando Calebe, um dos doze espiões, já estava em Canaã, foi ao líder Josué solicitar seu quinhão de terra. Sabe quantos anos tinha? “oitenta e cinco” (Josué 14.10). E cheio de prosa: “Ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; a minha força então era como é agora, tanto para guerrear como para trabalhar” (Josué 14.11).

Velho, sim. Mas improdutivo? Não. Como o afirma o autor do Salmo 92: “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano. 14 Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e verdejantes” (Salmo 92.12, 14).

Quantos anos você tem? Não importa! Deus quer usar você!

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ