Exortação sobre o Fim dos Tempos
(Mateus 16-17)
“Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo.” (Mateus 16.16)
Introdução. A partir deste texto, Jesus começa, aos poucos, mostrando a seus alunos que a sua vinda não é política para tomar espaço de ninguém, mas é algo muito maior. Há momentos que os discípulos entendem e ficam quietos, em outros momentos fazem perguntas e, às vezes, acham que Jesus está delirando.
Líderes religiosos provocam Jesus (Mt 16.1-4). Saduceus e fariseus eram grupos rivais. Os fariseus viviam rigorosamente debaixo da lei oral e cumpriam todos os seus detalhes. Os saduceus rejeitavam a lei oral e só seguiam a lei escrita. Embora opostos em suas posições, agora se juntam para contra-atacar Jesus. O alvo é comum aos dois grupos. Na realidade, eles queriam um sinal que mostrasse quem era Jesus. Jesus declara que eles são uma geração adúltera no sentido de traírem a fidelidade a Deus.
Fermento no pão ou fermento na alma (Mt 16.5-12)? Depois da conversa com os lideres, Jesus e os discípulos se retiram e atravessam para o outro lado do Mar da Galileia. Quando chegam lá percebem que esqueceram de trazer o pão para se alimentarem. Enquanto estavam preocupados com o lanche da tare, Jesus aproveita o momento e lhes dá mais uma aula citando o fermento dos fariseus e saduceus. O fermento era uma expressão metafórica usada pelos judeus para se referir à má influência. Para o judeu, o fermento sempre se referia ao mal. Jesus, então, exorta-os a terem cuidado com os falsos ensinamentos dos fariseus e saduceus que tinham contaminado as convicções religiosas de Israel com falsa doutrinas.
As declarações de Pedro e o preço da cruz (Mt 16.13-28). Pedro é o autor da declaração “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo” (Mt 16.16). Jesus declara que sobre esta afirmação edficará a sua igreja. A igreja tem como base Cristo e Pedro com sua declaração é a primeira pessoa a reconhecer o Messias prometido.
Conclusão. Como a afirmação de Pedro no texto áureo sintetiza toda a instrução sobre o fim dos tempos, Jesus deixa seus discípulos avisados sobre tudo o que iria acontecer. Não foram pegos de surpresa, mas instruídos. Que estejamos testemunhando cada dia do grande Rei e Salvador e muitos também façam parte deste grupo.
Marcia Cristina Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos
-
Boa noite queridos!
Gostaria de pedir à amada igreja que me enviasse os estudos a partir do 08. Estou utilizando os estudos em minhas classes de EBD. Mas o estudo 08 e 09, só está disponível o resumo. Sou da PIB de Coaraci, Bahia.Deus abençoe este ministério!
-
Boa noite, Irmã Denise.
Pedimos desculpas pela demora em respondê-la. Ficamos felizes em saber que colaboramos no trabalho da igreja em Coaraci.
Respondemos seu pedido através do e-mail.
Deus a abençoe.
Equipe MEC PIBRJ
-