Deus É Criador

(Salmo 104)

“A glória do Senhor seja para sempre! Exulte o Senhor por suas obras!” (Salmo 104:31)

O esplendor do Deus Criador – (Salmo 104:1-5) – A natureza por si só emoldura e destaca a grandiosidade das mãos do seu criador. Os vastos céus, o profundo mar, as montanhas imponentes reverberam de maneira nítida a glória dele. O sol com seu esplendor não passa de um simples manto para o Senhor.

O Criador, governador e sustentador da vida – (Salmo 104:6-11) – Na contramão da maioria, nós cremos que o nosso Deus criou todas as coisas que existem. Sejam elas visíveis ou invisíveis como o macro/microuniverso. A Bíblia diz: “Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; e, sem ele, nada do que foi feito existiria” (I Jo 1:3). No entanto, o que mais nos maravilha é que o Senhor nosso Deus, além de Criador, controla, governa e sustenta todas as coisas.

O Criador pôs tudo em seu devido lugar – (Salmo 104:16-20) – Observe que existe um lugar ideal para as aves, as cegonhas, as cabras, os coelhos, a lua e o sol. A disposição onde todos eles foram organizados nos revela que, além de um propósito, todos temos nosso lugar pleno para nossa existência. Alegoricamente, neste salmo percebemos as seguintes lições: 1.Satisfação plena (v.16); 2.Moradia/habitação (v.17); 3.Refúgio/proteção (v.18); 4.Segurança/fortaleza; 5.Trajetória/caminho (v.19); 6.Perigo/escuridão v.20);

O Criador nos deu a vida para vivermos com sabedoria – (Salmo 104:21-30) – A Bíblia nos ensina que o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 9:10). O Criador, de uma maneira fantástica, sustenta toda a vida. Toda a criação entra em convulsão longe dele (v.29). O salmista é contundente em seu argumento de dependência divina: “(…) se lhes tiras a respiração, morrem e voltam ao pó” (v.29). O hálito do Criador lhe proporciona a vida; nele tudo e renova e vem à existência. Devemos cantar como Paulo: “Porque todas as coisas são dele, por ele e para ele. A ele seja a glória eternamente! Amém!” (Rm 11:36).

O Criador fez tudo para sua glória – (Salmo 104:31-35) – Toda a criação foi feita para a exclusiva honra e glória do Senhor nosso Deus. O simples olhar de Deus faz a terra tremer e as poderosas montanhas fumegam ao toque de seus dedos (v.31,32). O salmista afirma que o Senhor é digno de todo louvor por toda a sua existência. O povo de Deus deve meditar nessas coisas com regozijo, devemos ser/ter um eterno tributo de louvor ao Senhor nosso Deus Criador, sustentador e governador de toda a vida (v.34,35).

Marcia Pinheiro – Equipe de Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ

Siga a PIBRJ: