O Reino de Deus e a Igreja

(Isaías 9 e Lucas 17)

“Interrogado pelos fariseus sobre quando o reino de Deus viria, Jesus lhes respondeu: O reino de Deus não vem com aparência exterior; nem dirão está aqui! Ou: Está ali! Pois, o reino de Deus está entre vós.” (Lc 17:20,21)

Introdução. O reino de Deus e a igreja são temas inspiradores e convergentes. Eles nos levam a refletir sobre a nossa caminhada como súditos do Rei e membros do corpo de Cristo. O reino é o domínio de Deus no coração do homem. A igreja é a assembleia dos santos. Todos os membros da igreja de Cristo estão debaixo da autoridade do Rei.

O que é o Reino de Deus? O reino de Deus é o domínio soberano e universal de Deus é eterno (Dn 2:37-44). É também o domínio de Deus no coração dos homens que, voluntariamente, a ele se submetem pela fé, recebendo-o como Senhor e Rei. A consumação do reino ocorrerá com a vinda de Jesus Cristo em data que só Deus conhece quando o mal será completamente vencido e surgirão o novo céu e a nova terra para a eterna habitação dos remidos com Deus (Mt 25:31-46), Ap 11:15).

O que é Igreja? Igreja é uma congregação local de pessoas regeneradas e batizadas após profissão de fé. É nesse sentido que a palavra igreja é empregada no maior número de vezes nos livros do novo Testamento como, por exemplo, em Mateus 18:17 e I Coríntios 4:17. Tais congregações são constituídas por livre vontade dessas pessoas com a finalidade de prestar culto a Deus, observar as ordenanças de Jesus, meditar nos ensinamentos da Bíblia para edificação mútua e para a propagação do evangelho (At 2:41-42). As igrejas neo testamentárias são autônomas, têm governo democrático, praticam a disciplina e se regem em todas as questões espirituais e doutrinárias exclusivamente pelas palavras de Deus, sob a orientação do Espírito Santo (Mt 18:15-17). Há, em Atos 2:42-47, quatro marcas da igreja: 1)uma igreja que aprende – a fidelidade ao ensino dos apóstolos é a primeira marca de uma igreja autêntica e viva; 2)uma igreja que cuida – a generosidade sempre foi uma característica do povo de Deus; somos filhos do Deus generoso (At 2:44,45); 3)uma igreja que adora – a adoração da igreja era tanto alegre como reverente (At 2:46); 4)uma igreja que evangeliza – que proclama o evangelho utilizando as Escrituras como ferramenta e sendo um exemplo de vida (At 2:47).

Como podemos relacionar o Reino e a Igreja? A igreja é um organismo e uma organização. O reino de Deus é a soberania de Deus no coração do homem. O reino compreende a igreja e demais organizações cristãs prestam serviço à igreja e às comunidades seculares.

Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ