O Serviço Cristão
(Filipenses 2:10-20)

“Para que vos torneis filhos de Deus irrepreensíveis, sinceros e íntegros no meio de uma
geração corrupta e perversa, na qual resplandeceis como luminares no mundo.”

(Filipenses 2:15)

Introdução. Nosso encontro com Jesus nos leva, obrigatoriamente, a uma vida de serviço a
Deus e ao próximo. Ao aceitar Cristo estamos dizendo que ele é nosso Senhor e Salvador.
Infelizmente, alguns decidem tê-lo só como Salvador, mas não como Senhor.
O serviço cristão promove o bem-estar do outro (Fp 2:2-4). O sentimento faccioso, de
rivalidade, de presunção e orgulho é, geralmente, o tom dos relacionamentos das pessoas
apartadas da graça de Deus. O texto paulino aos filipenses nos exorta a não termos uma
prática de vida com rivalidade ou orgulho (v.3), visto que esta é proveniente de um coração
sem Cristo, ele nos constrange a não termos o padrão do mundo, onde o próximo é meu
rival e inimigo. Em seu padrão, o próximo é meu irmão, e com alegria devo servi-lo.
O serviço cristão tem um padrão de qualidade (Fp 2:5-8). As Escrituras nos dizem que
devemos cuidar do outro com empatia (v.4). O paradigma padrão do altruísmo é o próprio
Cristo. Não confundamos servir ao próximo com ser subserviente ao próximo. No texto de
filipenses farei uma alegoria com uma escada para entendermos o serviço de Jesus pela
humanidade, imaginemos os degraus acessados por Jesus no plano de resgate da
humanidade. ֎1° degrau: da transcendência (v.6) – Ele se esvaziou de sua condição
atemporal, ilimitada e de sua glória inacessível, por amor a nós (I Pe 1.20). ֎2° degrau: se
fazendo servo (v.7) – Se fez de servo sofredor para resgatar os homens pecadores (Is
52:14). ֎3° degrau: se fazendo homem (v.7) – O mediador perfeito entre Deus e os homens
(I Tm 2:5). Deus se torna filho dos homens para que os homens se tornem filhos de Deus.
֎4° degrau: se humilhando (v.8) – Ele nasceu numa manjedoura, humilhado pelos homens.
֎5° degrau: obedecendo (v.8) – Ele sendo Deus, obedecendo a toda Lei e Profetas. ֎6°
degrau: morrendo (v.8) – Jesus com sua morte vicária, morreu em nosso lugar (Jo 1:29).
֎7° degrau: morrendo na cruz (v.8) – A crucificação era a morte mais infame e terrível no
mundo antigo (Gl 3:3).
O serviço cristão terá sua recompensa (Fp 2:9-11). O serviço cristão marcado pela
humildade em obediência tem suas recompensas: “Por isso, Deus também o exaltou com
soberania […]” (v.9), mas motivação para o serviço cristão não deve ser apenas a
recompensa divina que, certamente, a teremos na glória eterna, mas porque somos dele,
semelhança dos sentimentos de Cristo, realizaremos o serviço cristão.

O serviço cristão e suas implicações (Fp 2:12-20). A salvação é uma obra exclusiva de
Deus pelo homem e não tem a ver com meritocracia, mas com graça, mas isso não significa
que não temos responsabilidades. Tais ações não são um meio de salvação, mas uma
consequência de quem já é salvo. O serviço cristão tem algumas peculiaridades, são elas: a
materialização da salvação (v.12); saber que Deus é quem faz (v.13); fazer a obra de Deus
com resiliência (v.14); ser irrepreensíveis, putos e inculpáveis (v.15); brilhar como astros no
mundo (v.15); ser firma na Palavra da vida (v.16); promover a alegria dos líderes (v.17);
líderes são enviados para cuidar (v.19,20).
Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ