A Superioridade do Filho de Deus

(Hebreus 1:1-14)

“E também diz: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; eles serão destruídos, mas tu permaneces, e todos eles envelhecerão como roupa, e como um manto os enrolarás, e como roupas serão mudados, mas tu és o mesmo, e os teus anos não terão fim.” (Hebreus 1:10-12)

Introdução. Na exposição anterior, destacou-se a superioridade de Cristo. No estudo de hoje, os seguintes pontos serão abordados: a revelação de Deus por meio de Cristo; as razões da supremacia de Cristo; a supremacia de Cristo sobre os anjos e o novo sacerdócio em razão do sacerdócio de Cristo. O desafio para o cristão é viver a vida de Cristo neste mundo.

A revelação de Deus por meio do Filho (Hb 1:1,2). A revelação máxima de Deus, conhecida de cada uma de nós, é o Senhor Jesus Cristo. Na sua encarnação, ele é a imagem visível do Deus invisível (Cl 1:15). Ele é a expressão máxima da graça, da misericórdia e da bondade de Deus.

As razões da supremacia de Cristo (Hb 1:2-4). Sete sublimes declarações são feitas a respeito do Filho de Deus nos versículos 3 e 4. Quatro coisas são ditas a respeito de sua natureza, e três, a respeito do que ele fez. O Senhor Jesus Cristo dá provas inequívocas de sua divindade e de sua missão de buscar e salvar o perdido (Lc 19:10). ֎Herdeiro de todas as coisas (Hb 1:2). Ele é o herdeiro das eras, no sentido de que Deus tem operado por meio de todo o passado, para levar ao cumprimento o seu reino de redenção no Filho, que agora está no santuário celestial. ֎Por quem fez o mundo (Hb 1:2; Cl 1:16,17). Sem ele nada do que foi feito existiria (Jo 1:3). ֎Resplendor da glória (Jo 1:14). Ele é o brilho, o pleno resplendor do fulgor do Pai. ֎Expressão exata do ser de Deus (Cl 1:15). O Senhor Jesus é a imagem visível do Deus invisível. É o Deus Filho que revela perfeitamente o Deus Pai. Revelação perfeita do amor do Pai (Rm 5:8). ֎Sustentador de todas coisas pela palavra do seu poder (Cl 1:17). O Senhor Jesus Cristo não só criou, mas sustenta todas as coisas visíveis e invisíveis (Jo 1:3). Ele é a sabedoria de Deus, o agente de Deus na Criação, por quem todas as coisas são sustentadas e reunidas (Jo 1:1-5; Cl 1:17). ֎Redentor nosso (Cl 1:13,14; Ef 1:7). Três ideias estão contidas na doutrina da redenção: (1) pagamento do resgate pelo sangue de Cristo (I Co 6:20; Ap 5:9); (2) remoção da maldição da lei (Gl 3:13; 4:5); (3) libertação da escravidão do pecado para a liberdade da graça (I Pe 1:18). A redenção é sempre pelo seu sangue, isto é, pela morte de Cristo (Cl 1:14). ֎Um nome acima de todo o nome (Fp 2:9-11). Nome sem igual. Doce e poderoso. Como cantavam os seres viventes e os vinte e quatro anciãos no Apocalipse (Ap 5:9,10). A superioridade de Cristo em sua pessoa e obra fornece aos crentes vacilantes um forte incentivo em direção à maturidade e à perseverança na fé.

A supremacia de Jesus Cristo sobre os anjos (Hb 1:5-14). O Senhor Jesus Cristo é superior aos anjos. Sem ele, os anjos não existiriam. Os anjos foram criados, mas Cristo é o Deus Filho, Criador e Sustentador de todas as coisas visíveis e invisíveis. O Senhor não chamou de Filho a nenhum dos anjos (v.5; sl 2:7; II Sm 7:14). Como Unigênito, o Senhor Jesus Cristo deve ser adorado pelos anjos e por nós (v.6). .

O novo sacerdócio. Ele existe por cause do Sumo Sacerdote Jesus Cristo. Ele mesmo a si mesmo entregou, foi crucificado, morreu e ressuscitou por nós, e há de voltar para buscar os redimidos. Ele é a própria oferta ou propiciação (sacrifício que afasta da ira divina) pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro (I Jo 2:1,2). O apóstolo Pedro, fundamentado no sacerdócio eterno de Cristo, declara: “Mas vós sois a geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para sua maravilhosa luz. Antigamente, não éreis povo; agora, sois povo de Deus; não tínheis recebido misericórdia; agora, recebestes misericórdia” (I Pe 2:9,10).

Para aplicar à vida: (A)Tem-se a consciência madura de que fé cristã deve ser usada para testemunho do evangelho? ( )Sim. ( )Não. ( )Aguardando despertamento. (B) A supremacia de Cristo tem inspirado o crente, motivando=o um engajamento maior no mundo? ( )Sim. ( )Não. ( )Aguardando despertamento. (C)O sacerdócio do cristão, que é o acesso a Deus por meio de Cristo, tem sido usado para pregar o evangelho às pessoas, orar por elas e serví-las com o amor de Cristo? ( )Sim. ( )Não. ( )Aguardando despertamento.

Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos

'Escrever um comentário';

*

Seu endereço de e-mail não será publicado.

© 2017-20 PIBRJ