O Sacrifício Perfeito
(Hebreus 9:1 – 10:18)
“E, como está ordenado aos homens morrer uma só vez, vindo depois o juízo, assim
também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá a
segunda vez, não por causa do pecado, mas para a salvação dos que esperam por
ele.”(Hebreus 9:27,28)
Introdução. Na lição de hoje, serão tratados os seguintes pontos: a superior obra de Cristo
num sistema sacrificial melhor; Cristo como ministrante e a própria natureza do sacrificio
perfeito; a eficácia do seu sacrificio por nós; e a diferença do sacrifício do Novo Testamento
para o do Antigo Testamento.
A obra de Cristo é superior, pois ele é o sacerdote num sistema sacrificial melhor (Hb
9:1-12). O sistema sacrificial da primeira aliança dependia de objetos materiais para sua
expressão (v.15); o sistema sacrificial da primeira aliança dependia de sacrifícios repetidos,
incapazes por natureza de lidar de forma permanente com o pecado interior (v.6-10); e o
sistema sacrificial da nova aliança depende de um sacrifício infinito apresentado no
tabernáculo definitivo e capaz de obter redenção absoluta (v.11,12). O autor faz uma
descrição da primeira aliança ou o antigo pacto que tinha ordenanças para o culto e um
santuário terreno.Todos os utensílios do templo são descritos neste texto. Quando o templo
foi edificado, a arca da aliança continha somente as tábuas da aliança, isto é, as tábuas da
Lei mosaica. O alvo do autor da carta é reconhecer as glórias do culto, conforme são
expostas no ritual do tabernáculo, a fim de levar para o ministério específico de Cristo.
Significa dizer que todos esses elementos apontavam para a suficiência de Cristo. Com
todo o aparato do culto jucaico, os sacerdotes entravam continuamente na primeira tenda, a
fim de realizar os atos de culto ao Senhor (v.6). Mas, na segunda tenda, o santíssimo lugar,
o sumo sacerdote entrava, uma vez por ano, nunca sem sangue, o qual ele oferecia por si
mesmo e pelos pecados do povo, cometidos por ignorância (v.7).O autor deixa claro a
superioridade do sacerdócio e do sacrifício de Cristo sobre o sacerdócio de Arão e os
sacrifícios transitórios pelos pecados do povo.
O ministrante e a natureza do sacrificio perfeito (Hb 9:13-28). O Senhor Jesus Cristo é
Mediador de uma nova aliança, tendo sofrido a morte para a redenção das transgressões
cometidas sob a primeira aliança, os chamados ou salvos recebam a promessa da herança
eterna (v.15). A morte de Cristo por nós significa o Novo Testamenteo superior ao Antigo
Testamento dado por Deus por meio de Moisés, pois nesta aliança o sangue de novilhos e
de bodes, com água, lã vermelha e hissopo, era aspergido dizendo: […] Este é o sangue da
aliança que Deus vos ordenou (v.20). Ele se manifestou de uma vez por todas para aniqilar
pelo sacrifício de se mesmo o poder e a condenação do pecado.
A perfeita eficácia do sacrifício de Cristo (Hb 10:1-18). Todos os sacrifícios da antiga
aliança apontavam para Cristo. O sacrifício de Cristo, designado por Deus e motivado pela
obediência à vontade divina, aboliu a velha aliança e estabeleceu a aceitação do crente
perante Deus (v.5-10). A glorificação de Cristo garante a natureza definitiva de sua obra
sacrificial (v.11-14). O testemunho do Espírito Santo garante a natureza definitiva de sua
obra sacrificial (v.15-17). A realidade do nosso perdão garante a natureza de sua obra
sacrificial (v.18).
Para aplicar à vida. A)Tenho vivido uma vida estruturada no sacrifício perfeito que Cristo
fez por nós na cruz e na ressurreição? B)Estou certo de que as práticas de culto da antiga
aliança não mais se aplicam hoje, mas os seus princípios espirituais e éticos permanecem?
C)Tenho testemunhado aos outros a perfeita eficácia do sacrifício de Cristo?
Marcia Pinheiro – Equipe de Estudos e Resumos